Menu



Ledgering

(Pesca nas rochas altas)

O ledgering é uma pesca praticada na vertical por um pescador num plano superior ao mar, nas rocha altas, arribas, promontórios, quebra-mares. A linha em relação ao plano da água forma uma angulo de 80º. O surfcasting, que está ao mesmo nível da água (a linha forma um angulo de 20º em relação à linha de água). A grande diferença centra-se sobretudo na recolha do peixe na vertical e na horizontal , é bastante mais fácil capturar um peixe na horizontal do que na vertical, é conveniente por isso, ter alguns apetrechos específicos para a retirada dos peixes nas zonas altas, a própria resistência do nylon é diferente quando mergulhado na água e fora dela.


As canas devem ter entre os 4,50 e 5,60 metros de comprimento, de dois, três partes ou telescópicas, tendo em conta as condições físicas do pescador.

Os carretos devem ser de bobina fixa com a capacidade variando entre os 200 e 300 metros de fio, que pode também variar entre os diâmetros de 0,45 a 0,50.
O diâmetro do fio depende da muita ou pouca distância e do tipo de peixe existente no local, não sendo de aconselhar diâmetros abaixo do 0,40 mm.

As chumbadas variam conforme as condições do mar, a corrente, o vento e o local onde a pretendemos colocar, podendo ser esférica, oval, tipo relógio ou mesmo piramidal. A chumbada deve ser fixa á linha principal ou ao “chicote” utilizando um nylon de diâmetro inferior, permitindo em caso de “atascanço” que se recupere o material.

Os anzóis variam conforme o peixe que se pretende capturar, variando entre o 3/0 e 0/2. Deve ser empatado em nylon inferior ao da linha do carreto, para quando o peixe entocar ou o anzol prender, só perdermos a baixada.

Pesca nas RochasPapoa - Peniche (altura, 12 a 15m)
Pesca nas rochas - ledgering Pesca nas rochas - Papoa - Peniche