Truta Arco-íris
Truta Arco -íris
Oncorhynchus mykiss
Origem
Sua área de distribuição natural está localizada no Pacífico Norte, incluindo as bacias norte-americanas da costa do Pacífico, do Alasca à Califórnia, e as bacias da Eurásia, da península de Kamchatka (Rússia) até a foz do rio Amur. Amplamente introduzida em todo o mundo para uso em aquacultura. Na Península Ibérica aparece em todas as bacias dos rios e foi introduzida no final do Séc. XIX..
Características
Dorso verde-azulado com reflexos irisados e uma faixa rosada ao longo dos flancos. Ventre esbranquiçado. Pequenas manchas negras espalhadas por todo o corpo em particular nas barbatanas caudal e adiposa. Distingue-se da truta-fário principalmente pela coloração e pelas escamas mais pequenas.
Distribuição Geográfica
Albufeiras e rios do norte, essencialmente em represas de montanha.
Habitat
Muito variável, podendo ser encontrado em rios, lagos e reservatórios. Prefere áreas de águas claras e frias. Em águas lóticas, a corrente é geralmente moderada ou rápida. A truta arco-íris é um peixe muito resistente, que tolera ambientes muito diversos. Pode ocupar muitos habitats diferentes, deslocando-se da água doce para a água salgada e vice-versa ou vivendo permanentemente em lagos. Sedentário-anádromo.
Captura
Canas de pesca
spinning
até 150 grs.
spinning
150 a 300 grs.
spinning
Alimentação
Alimenta-se principalmente de pequenos peixes e insetos terrestres que caiem na água. Alimentação semelhante à truta-fário embora menos agressiva e mais sociável.
Dados Nutricionais Truta arco-íris
Nutrição