Peixe Agulha
Peixe Agulha
Belone belone
100 cm Máx.
Descrição
Com um corpo comprido e alongado, pode atingir mais de 1 Kg e uma dimensão superior a 75cm. É muito comum na costa portuguesa, vive perto da superfície e tem um padrão migratório semelhante ao da sarda. É um carnívoro extremamente rápido o que lhe permite caçar pequenos peixes. É vulgar encontrar o peixe agulha junto a cardumes de cavalas com as quais colaboram em "caçadas" conjuntas. Existem Três subespécies reconhecidas (Belone euxini Günther), (Belone belone) (Belone acus risso).
Distribuição Geográfica
Ocorrem no atlântico Oriental e Mar Mediterrâneo, Madeira, Ilhas Canárias, Açores, e sul de Cabo Verde; a subespécie Belone belone belle gracilis Lowe, 1839 (de França até ás Ilhas Canárias, incluindo o Mediterrâneo). Comum a oeste das Ilhas Britânicas, migra na primavera para o Mar do Norte. No verão, são bastante comuns ao longo da costa holandesa.
Alimentação
Alimenta-se de pequenos peixes, particularmente Engraulis e Clupeides (no Mar Negro).
Isco
Embora ferre em todos os iscos, prefere iscos de cor clara ou amostras.
Captura
É facilmente pescado com bóia de água a correr. Salta para fora da água quando ferrado e não é invulgar enlear as linhas. Sendo um peixe de superfície, a ondulação e vento tornam difícil a sua captura.